Tratamento capilar com óleo – passo a passo

Quando fizer o tratamento capilar com óleo pela primeira vez, poderá sentir algumas dificuldades e ter algumas questões acerca do próprio tratamento e do óleo certo a escolher. O artigo vai ajudá-la a escolher um óleo adequado para realizar o tratamento corretamente.

1. Guarde uma noite para o tratamento capilar com óleo. Deve ter, pelo menos, três horas livres. Não vai querer mostrar o seu cabelo oleoso a ninguém, por isso o melhor será não se encontrar com os seus amigos.

2. Escolha um óleo adequado. Pode ser um pouco difícil no início – provavelmente não sabe qual é a porosidade do seu cabelo. Portanto, pode:

– escolher óleos completamente neutros, que são adequados para todos os tipos de cabelo (óleos de jojoba, rícino e semente de romã)

– escolha óleos indicados para cabelo com porosidade normal. São os mais seguros, visto que a maioria das pessoas tem este tipo de porosidade capilar. Estes óleos contêm ácidos gordos ómega-7 e ómega-9. Todos os óleos devem ter no rótulo as informações acerca da percentagem de ácidos gordos incluídos, podendo assim escolher o óleo certo sem problemas. Os óleos de moringa, camélia, semente de damasco e macadâmia são os mais ricos em ácidos ómega-9.

3. Inicie o tratamento com óleo. O mais importante é revestir uniformemente o couro cabeludo. Pode usar um pincel para fazê-lo (por exemplo, os usados nas colorações). Aplique o óleo no couro cabeludo gradual e uniformemente. Não se esqueça que o óleo não pode escorrer-lhe da cabelo, por isso use-o com moderação.

Faça uma massagem assim que revestir totalmente o couro cabeludo com o óleo. Faça movimentos delicados para não danificar o cabelo. Também deve revestir todos os fios com o óleo, por isso distribua bem o óleo pelo comprimento do cabelo. Algumas gotas são suficientes.

Enrole uma toalha morna em torno do cabelo (os óleos adoram o calor) e deixe o óleo atuar. Deve deixar ficar o óleo no cabelo durante, pelo menos, uma hora. Se tiver mais tempo disponível, não hesite em deixá-lo ficar mais tempo. Pode até deixá-lo durante toda a noite e lavar o cabelo de manhã com champô.

4. E é isso! Lembre-se de fazer tratamentos regulares. Para nutrir totalmente o cabelo, deve fazer o tratamento pelo menos uma vez por mês. Boa sorte!

Os erros mais comuns durante o tratamento capilar com óleo

Toda a gente sabe que o tratamento com óleo apresenta muitos benefícios e deve ser permanentemente incluído nos nossos rituais de cuidado. O tratamento assegura um cuidado e regeneração complexos que nenhum condicionador ou bálsamo será alguma vez capaz de proporcionar.

No entanto, não deve esquecer-se que o tratamento deve ser feito corretamente. Embora não cause problemas, ainda assim cometemos alguns erros graves que podem alterar completamente o resultado do tratamento. Em vez de obtermos efeitos espetaculares, podemos ficar com o cabelo baço e áspero.

1. Aplicar óleo em cabelo cheio de cosméticos.

Se costuma usar sprays ou espumas para o cabelo ou outros cosméticos de estilização, deve ter em mente que o óleo não será capaz de penetrar profundamente no cabelo ou couro cabeludo. Como tal, não irá obter os efeitos desejados. Além disso, esse tipo de cosméticos normalmente contém muitas substâncias comedogénicas e detergentes como Lauriléter Sulfato de Sódio (Sodium Laureth Sulfate) ou Laurilsulfato de Sódio (Sodium Lauryl Sulfate). O que fazer agora? É simples. Lave o cabelo antes de fazer o tratamento.

2. Também é muito má ideia fazer o tratamento em cabelo sujo. Nem toda a gente tem consciência do facto de o sebo acumulado depois de alguns dias ser muito perigoso. Provoca a queda de cabelo, obstrui os folículos e limita o acesso ao oxigénio. Portanto, se aplicar outra camada de óleo no seu couro cabeludo já oleoso, o seu cabelo vai começar a cair como as folhas das árvores no outono.

3. Óleo inapropriado. Quando escolher o óleo, certifique-se de que este se adequa às necessidades do cabelo. Leve em consideração a sua porosidade e condição. Nunca compre um produto só porque “a sua amiga disse que funcionou com ela na perfeição”. Todos tempos tipos de cabelo diferentes, que têm necessidades diferentes.

4. Aplicar demasiado óleo. A tendência de aplicar demasiado produto é comum à maioria das mulheres. Provavelmente deriva da crença comum de que quanto mais condicionador ou bálsamo usarmos, melhores serão os resultados obtidos. Não podia estar mais errada. É extremamente importante que saiba como manter o equilíbrio de todo o processo, caso contrário poderá ser mais prejudicial do que benéfico. A quantidade média de óleo não deve exceder os 5mL. Contudo, também depende do comprimento e da espessura do seu cabelo.

Seguramente obterá resultados espetaculares se evitar todos os erros acima referidos!